Ortodontia

A ortodontia é a parte da odontologia que visa tratar a oclusão (engrenamento) dos dentes. A ortodontia, através do uso do aparelho ortodôntico, atua reposicionando os dentes na cavidade bucal. Além de promover uma função perfeita de oclusão, mastigação, fonação e deglutição, o aparelho dentário traz consigo a estética do sorriso.

A grande maioria dos pacientes procura por tratamento ortodôntico queixando-se da estética do seu sorriso. Poucos sabem da enorme importância da parte funcional que o aparelho dentário promove e os benefícios que ele proporciona.

Dentes alinhados são esteticamente agradáveis para a sociedade. Passam um ar de cuidados com a higiene, de confiança. Estudos demonstram que um sorriso bonito está diretamente ligado ao sucesso profissional e pessoal. Um sorriso bonito aumenta nossa autoestima. Vemos todo dia na mídia pessoas com sorrisos lindos. Tudo isso faz com que as pessoas busquem o uso do aparelho ortodôntico para obterem um sorriso alinhado.

Falando em funcionalidade promovida pelo aparelho dentário, temos que mencionar os cuidados com nossa articulação mandibular (ATM). Nossa articulação mandibular está sob constante movimento através da mastigação, fala, deglutição… O encaixe correto entre os dentes é que vai realizar a proteção dessa articulação, fazendo com que não ocorra degenerações ósseas na ATM, e inúmeros outros problemas que acarretam dor e restrições de movimento da articulação. Essas dores não se limitam apenas à ATM, sendo comumente relatadas dores de cabeça e dos músculos adjacentes. Tudo por causa de um engrenamento errado entre os dentes.

Portanto o uso do aparelho ortodôntico não se limita apenas ao alinhamento dos dentes. Não se limita somente à estética do sorriso. Há toda uma funcionalidade fundamental para a articulação da mandíbula se manter sadia.

Aparelho dentário dói?
A instalação do aparelho dentário é indolor. Acontece que, após a ativação do aparelho ortodôntico, quando se inicia o movimento dos dentes, é normal sentir um pouco de dor nos dentes, que duram de 2 a 5 dias. São dores leves, quase nunca sendo necessário o uso de remédios.

Quanto tempo demora um tratamento ortodôntico?
Normalmente, um tratamento ortodôntico demora de 1,5 a 3 anos, variando bastante entre os casos. Há casos de pequenas correções que podem ser até mais rápidos.

Todo mundo pode usar aparelho ortodôntico?
A grande maioria das pessoas pode ser tratada ortodonticamente. Alguns casos de doenças periodontais (gengiva) e graves perdas ósseas e ou reabsorções de raízes dentarias são contraindicados.
Aqui na Odontoclinica, situada no centro de Novo Hamburgo, temos profissionais especialistas em ortodontia que com certeza poderão te ajudar. Marque uma consulta e tire suas dúvidas sobre aparelho dentário.

Ortodontia Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *